Dia do Amigo: relembre artistas que transformaram a amizade em parceria

20 julho 2016,   By ,   0 Comments

“Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos
de tantas jornadas
Cabeça de homem mas o coração de menino, aquele que está do meu lado
em qualquer caminhada
Me lembro de todas as lutas meu bom companheiro, você tantas vezes provou
que é um grande guerreiro
O seu coração é uma casa de portas abertas, amigo você é o
mais certo das horas incertas”

A canção de Erasmo e Roberto Carlos, que juntos somam 12 PMBs, mostra o valor da relação de amizade entre eles. Para todas as horas: amigo! Que tal relembrar quem, assim como eles, transformaram a relação, também, em parceria?

Lá nos idos dos anos 1990, um marco na música sertaneja selava a amizade entre os principais nomes do estilo àquela época. Chitãozinho & Xororó, que têm 10 PMBs, Zezé Di Camargo & Luciano, donos 6 prêmios, e Leandro & Leonardo se reuniam no “Amigos”, programa em que se apresentavam e recebiam convidados.

angela-maria-e-cauby-peixoto-Divulgação

Amigos desde a época áurea do rádio, e vencedores, ao todo, de 16 PMBs, Ângela Maria e Cauby Peixoto, no último ano, comemoraram as seis décadas das carreiras de cada um deles, juntos, em show intitulado “120 anos de sucesso”. Ângela Maria e Cauby Peixoto foram, também, os homenageados do 6° Prêmio da Música Brasileira, em 1993.

GilbertoGilCaetanoVelosoDivulgação

Projeto semelhante foi “Dois amigos, um século de música”, forma que os amigos – e parceiros de longa data Caetano Veloso (19 PMBs) e Gilberto Gil (9 PMBs) encontraram para comemorar, em turnê, 50 anos de carreira. O álbum rendeu a eles um PMB e a indicação na categoria Melhor Cantor, que ficou com Caetano.

Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown e Marisa Monte já tinham diversas canções feitas em parceria quando, em 2002, criaram os Tribalistas. Tudo começou quando Marisa foi gravar uma participação em um disco de Arnaldo, produzido por Brown. Bastou uma semana para que as músicas que formariam o álbum fossem feitas por eles. Eles têm, respectivamente, 4, 1 e 7 PMBs!

simone-e-zelia-ducan-divulgação

Amigo é casa” foi um trabalho que nasceu logo no início da amizade entre Zélia Duncan, que tem 9 PMBs, e Simone, que já venceu uma vez. A ideia de gravar o CD/DVD surgiu quando estiveram juntas no projeto Tom Acústico.