Hoje é Dia do Samba

02 dezembro 2016,   By ,   0 Comments

Samba não tem hora, não tem dia. Mas hoje marca a data em que esse patrimônio cultural do Brasil ganha atenção especial. O ritmo, nascido, criado e amadurecido totalmente em terras nacionais, precisa ser celebrado com mais afinco todo ano, no 2 de dezembro.

Gilberto Gil e Mariene de Castro

Gilberto Gil e Mariene de Castro

 

Ficou estabelecido o Dia do Samba nesta data quando Ary Barroso chegou, pela primeira vez, na Bahia a convite de um político que não se conformava que o cantor e compositor nunca estivera em seu estado. Ary foi recebido com uma festa que se repete todos os anos desde então em diversos locais pelo país.

Tão importante que é essa mistura de violão, cavaquinho, pandeiro e o que mais vier, que no 25º Prêmio da Música Brasileira, em 2014, não foi possível homenagear apenas um artista, foi preciso exaltar o samba como ritmo e como patrimônio cultural.

 

Leci Brandão

Leci Brandão

Paulinho da Viola e Hamilton de Holanda

Paulinho da Viola e Hamilton de Holanda

 

 

Derivado e adaptado de diferentes ritmos africanos trazidos e mantidos pelos escravos negros e seus descendentes, o samba não tem um único local de nascimento. No Rio de Janeiro, na Bahia, em Pernambuco, no Maranhão e em Minas Gerais as batidas que desenvolveram o que hoje conhecemos como samba, já estavam presentes e no início do século XX.

Sua popularidade é creditada a Tia Ciata, que levou o samba de roda da Bahia para o Rio de Janeiro. Foi na casa de Tia Ciata que nasceu o primeiro samba a ser gravado, “Pelo Telefone”. A partir daí, uma grande leva de músicos, instrumentistas, cantores e compositores se deixou levar pelas batidas e criou-se a história do samba, reconhecido internacionalmente como grande símbolo da música brasileira.

Beth Carvalho

Beth Carvalho

 

Na era do rádio, o samba foi se popularizando cada vez mais nas vozes de Carmen Miranda, Noel Rosa, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Linda Baptista, Dona Ivone Lara, Cartola, Adoniran Barbosa, Zé Keti e muitos outros. Hoje faz sucesso com todas as faixas etárias através de talentos como Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho, Alcione, Arlindo Cruz, Roberta Sá, Pretinho da Serrinha e muitos outros nomes da nossa música popular brasileira.