Mario Adnet é finalista na categoria arranjador

29 maio 2013,   By ,   0 Comments

415

O compositor, arranjador, violinista e produtor carioca Mario Adnet  está vivendo uma situação inusitada: ele concorre com ele mesmo na categoria arranjador nesta edição do Prêmio da Música Brasileira! Os CDs que disputam a premiação são “Amazônia, na Trilha da Floresta”, “Um Olhar sobre Villa-Lobos” e “Vinicius e os Maestros”.

Mario Adnet lançou seu primeiro trabalho solo “Planeta Azul” em 1984. O arranjador tem ampla familiaridade com a obra do homenageado pelo Prêmio desta edição, Antonio Carlos Jobim.

Em 1994, Jobim incluiu um arranjo feito por Adnet para a canção “Maracangalha”, de Dorival Caymmi, no álbum Antonio Brasileiro. Adnet, em contrapartida, lançou o álbum “Pedra Bonita”, que conta com a participação de Jobim.

Em 2002, dirigiu com Paulo Jobim o projeto “Jobim Sinfônico”. O trabalho, que reuniu 70 integrantes da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência do maestro Roberto Minczuk, virou CD duplo e DVD, lançados pelo selo Biscoito Fino.

Em 2007, em memória dos 80 anos de Jobim, Adnet lançou o aclamado “Jobim Jazz”. O projeto reúne arranjos de Mário aos clássicos do repertório do maestro. Quatro anos depois, foi lançado o “+ Jobim Jazz”.

Sobre o trabalho do artista, Tom Jobim não poupava elogios. Um exemplo desta afinidade foi a declaração que o maestro deu ao jornal O Globo, em 1991, no qual definia Adnet como um músico sério e da maior competência. “Posso assegurar que o trabalho de Mario é formidável, embora não caiba a mim analisá-lo. Até porque, de música não se fala. Se ouve”, ressaltou Jobim.

Uma das características mais marcantes do trabalho de Mario Adnet é dar uma dimensão orquestral a trabalhos clássicos da Música Popular Brasileira, sempre contando com excelentes músicos e grandes intérpretes como Milton Nascimento, Mônica Salmaso, Edu Lobo, Lenine e Roberta Sá, entre outros.

Neste vídeo, confira trechos de Jobim Sinfônico:

Veja Mario Adnet e orquestra em “Wave”, de Jobim:

 

Assista a trechos do último trabalho, “Um Olhar sobre Villa
Lobos”: