Baluartes do samba na terceira remessa

17 dezembro 2012,   By ,   0 Comments

380 Mais uma lista de pré-selecionados do PMB 2013 acaba de ser divulgada! E na lista dos pré-selecionados estão dois baluartes do samba: o portelense Monarco e o mangueirense  Nelson Sargento.  Os dois fazem parte da história do samba e foram pré-selecionados com projetos que ajudam a construir a memória do gênero.

“A Soberania do Samba”  é um livro sobre Monarco que ainda tem CD e DVD encartados.  Monarco  é da ala de compositores da “azul e branco” desde os anos 50 e sua lista de clássicos é extensa, como “Coração em desalinho” e “Vai Vadiar”. Aos 79 anos, é um dos mais conhecidos integrantes da Velha Guarda da Portela. É considerado um discípulo de Paulo Portela – o fundador da escola – e sua lista de afilhados é extensa. Um de seus grandes fãs? Zeca Pagodinho!

Nelson Sargento é outro bamba que está na terceira remessa. “O Samba da Mais Alta Patente” é também um livro-CD-DVD que ajuda a contar sua história. Aos 12 anos, ele se mudou do Morro do Salgueiro para o da Mangueira e foi lá que se criou como compositor.  Aos 88, já compôs mais de 400 sambas, entre eles, o clássico “Agoniza mais não morre”.


Outros grandes nomes do samba estão entre os pré-selecionados nas três listas já divulgadas.  A Mangueira também serviu de palco para que Alcione registrasse o seu disco “Duas Faces Ao vivo na mangueira”.  O sambista – e partideiro de primeira – Almir Guineto lançou este ano “Cartão de Visitas”, que também está nesta terceira remessa. Nas remessas anteriores, Martinho da Vila marcou presença com seu “4.5 Atual” e Zeca, com o “Quintal do Pagodinho”.