País do futebol

06 maio 2014,   By ,   0 Comments

“Brasil está vazio na tarde de domingo, né? Olha o sambão, aqui é o país do futebol”

O esporte em que somos pentacampeões do mundo está na alma brasileira. E no samba. Exemplos como a canção “País do Futebol”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, não faltam.

Essa harmonia entre as duas paixões populares se aguça no momento em que a seleção brasileira é convocada para uma Copa do Mundo. E ainda mais quando a Copa é aqui, no quintal da nossa casa.

Lamartine Babo compôs os hinos dos principais clubes cariocas. Lupicínio Rodrigues fez o do Grêmio de Futebol Portoalegrense. Adoniran Barbosa cantou seu Corinthians. Luiz Ayrão e Jorge Benjor celebraram o Flamengo e o futebol (Benjor, aliás, fez o lendário Umbabarauma, atacante do Zaire na Copa de 1974, virar um grande sucesso ao compor “Ponta-de-Lança Africano”). Isto sem falar em João Bosco, Moraes Moreira e tantos outros que batem uma bola redondinha..

E até mesmo craques da bola enveredaram pela música. A inesquecível seleção de 1982 teve como trilha sonora o samba “Voa, Canarinho”, interpretado pelo então lateral-esquerdo Júnior.

Perdemos aquela Copa, é verdade, mas ganhamos outras – antes e depois –, embalados pelo samba. Porque esse título ninguém nos tira: somos o país da bola. E sempre haverá, num pagode qualquer em uma mesa de bar, quem peça ao garçom para perguntar ao freguês do lado qual foi o resultado do futebol.