50 anos de Opinião

31 março 2014,   By ,   0 Comments

Hoje o Golpe Militar que derrubou o presidente da República João Goulart completa 50 anos. E foi no final de 1964 que estreou no Rio de Janeiro o espetáculo Opinião, marco da resistência cultural à ditadura. No palco, João do Vale, Zé Kéti (nosso homenageado no 18º PMB, em 2007) e Nara Leão (depois substituída por uma então desconhecida cantora baiana chamada Maria Bethânia). Na direção, Augusto Boal. Os textos eram de Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa.

 

Com forte teor político e social, discutindo questões importantes naquele momento do país, o show ganhou ares de manifesto contra a ditadura e acabou registrado em disco, lançado no ano seguinte.

Pela proximidade do aniversário do Golpe de 1964, o Instituto Moreira Salles resolveu chamar Joyce e o grupo Casuarina – duas presenças frequentes no Prêmio da Música Brasileira – para remontar o espetáculo em uma apresentação única, em fevereiro. Em meio às canções, o jornalista Sérgio Cabral (consultor do 25º PMB,  que homenageia o samba) fazia comentários sobre a época. E a íntegra do show você confere aqui.