Como o Axé Music, o Samba e o Frevo criaram o carnaval do Brasil!

24 fevereiro 2017,   By ,   0 Comments

O carnaval está aí, uma das épocas do ano mais esperadas pelos brasileiros. Ele é dominado por vários ritmos, dependendo da região do Brasil. O que poucos sabem é que, um dos gêneros mais populares, o axé, nasceu faz pouco tempo e vem de uma mistura de frevo elétrico, rock e ritmos caribenhos, tendo Luiz Caldas, Sarajane e Gerônimo como seus precursores, diretamente das ruas de Salvador.

Desde então, o axé reinventou o carnaval da Bahia, revelando grandes artistas do segmento, como Chiclete com Banana, Carlinhos Brown,  Babado Novo, Ivete Sangalo, Daniela Mercury entre outros. Depois disso, e com a força dessa nova geração, contaminou o Brasil todo com esse ritmo delicioso.

Outro ritmo que é extremamente forte nos dias de folia é o samba, que está completando 100 anos em 2017. O samba como conhecemos hoje nasceu como uma expressão musical urbana do Rio de Janeiro e teve seu primeiro registro no Brasil com a música “Pelo Telefone” de 1917, do cantor Donga junto com Mauro de Almeida.

Com o passar dos anos, esse estilo musical que nasceu dos escravos e foi duramente criticado com com argumentos racistas conseguiu vencer essa barreira e se tornou uma das características mais fortes da cultura do nosso país.

Já o Frevo, nascido em Recife no começo do século XIX, surgiu com um único propósito: animar o carnaval! O estilo vem acompanhado de figurinos coloridos e uma dança bem característica, cheia de movimentos rápidos, misturando marchas e capoeira. A principal diferença entre o Frevo e os outros estilos aqui mencionados é que o ritmo é quase totalmente instrumental e sua expressão se dava puramente pelos movimentos. Apenas algum tempo depois é que acabou ganhando letras, como “Manda Embora Essa Tristeza”, de Aracy de Almeida, de 1935.

E para comemorar o aniversário de 32 anos da música “Fricote”, de Luiz Caldas, que muitos dizem ser o marco zero do axé music, vamos listar algumas canções para você sair um pouco dos hits radiofônicos e descobrir a origem desse som que faz a gente dançar de uma forma quase que involuntária.

Luiz Caldas – “Fricote”

Gerônimo – Eu Sou Negão

Chiclete com Banana – “Cabelo raspadinho”

Caetano Veloso – Meia Lua Inteira

Daniela Mercury – O Canto da Cidade

Margareth Menezes – “Dandalunda”

Olodum – “Faraó”

Moraes Moreira – “Pombo correio”

Banda Mel – Prefixo de Verão

Timbalada – Beija-flor