Relembre os artistas que participaram do Movimento tropicalista!

13 março 2017,   By ,   0 Comments

Embora muito criticado na época, o Tropicalismo foi um movimento cultural que revolucionou a música brasileira, influenciando gerações futuras e dando mais importância às letras e músicas do nosso país.

Na década de 60, durante a ditadura militar, toda a sociedade sofria com a censura, e o Movimento tropicalista surgiu para quebrar barreiras e mostrar que o povo do Brasil ainda tinha voz. Os principais artistas desse movimento militante seguiam um padrão: roupas coloridas, cabelos compridos… — o objetivo era chocar, chamar atenção. Em contrapartida, as letras das músicas eram codificadas, e exigiam um certo nível de bagagem cultural para serem interpretadas. Nada podia ser tão claro e essa era uma das poucas formas de protesto na época.

Musicalmente, a tropicália uniu artistas de vários estilos e eles sentiram a necessidade de unir forças para aumentar o poder de alcance de suas músicas/protestos. Ritmos bregas misturavam com um rock psicodélico, que brincava um pouco com música erudita e assim o Tropicalismo foi sendo criado. Esse mix todo nos trouxe canções incríveis.

Um dos maiores marcos musicais para o movimento aconteceu no Festival de Música Popular Brasileira (1967), exibido na Rede Record, onde Caetano Veloso cantou “Alegria, Alegria”, que é focada na preocupação com a violência que o país sofria na época:

Vários grandes nomes da música nacional tornaram essa manifestação um grande marco na música do Brasil. Por isso, reunimos os principais “participantes” dessa causa. Você lembra de todos eles?

Caetano Veloso

Gal Costa

Gilberto Gil

Os Mutantes

Rita Lee

Tom Zé

Jorge Ben Jor

Chico Buarque