Saudades de Ary Barroso

07 novembro 2013,   By ,   0 Comments

Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros completaria nesta quinta-feira, 07 de novembro, 110 anos. O compositor foi o homenageado da 14ª edição do Prêmio da Música Brasileira em 2003. A biografia de Ary Barroso é repleta de grandes sucessos, a música ‘Aquarela do Brasil’ é como um hino brasileiro. Mas Ary Barroso é autor de muitos outros sucessos clássicos da MPB como ‘É Pra Frente Que Se Anda’, ‘Rio de Janeiro’, ‘Inquietação’, ‘Terra Seca’, ‘Na Baixa do Sapateiro’, “Pra Machucar meu Coração” e ‘Brazil’.

Ary Nasceu em 06 de novembro de 1903 e foi o principal compositor da chamada Era do Rádio no Brasil e o maior nome do gênero samba-exaltação. Mineiro da cidade de Ubá, Ary Barroso mudou-se para o Rio de Janeiro, aos17 anos, para estudar direito. Mas, a vida boêmia carioca mudou o destino do compositor que abandou a faculdade pela música. Dois anos depois, voltou a estudar e conseguiu finalmente o diploma em ciências jurídicas, mas esse novo período na faculdade serviu para conhecer Lamartine Babo com quem compôs “Rancho Fundo”. Apesar da graduação em direito, a música nunca saiu da vida de Ary Barroso.

515 Na década de 30, Ary se tornou radialista e comandou o programa “A hora do calouro”, na Rádio Cruzeiro do Sul. Foi também narrador esportivo. Como torcedor incondicional do Flamengo, era visível a sua preferência pelo rubro-negro quando narrava os gols do seu time. A cada gol marcado Ary tocava uma gaita que se tornou a sua marca registrada.

Em 1944, ganhou um diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela trilha sonora do filme “Você já foi à Bahia?”, de Walt Disney. Ary Barroso faleceu em 1964, de cirrose hepática, deixando um grande legado. Ao todo, compôs 264 canções.

Assista à apresentação de Ney Matogrosso e Paulinho da Viola cantando “Pra Machucar meu Coração” no 14º Prêmio da Música Brasileira (2003). 

 

Assista também à homenagem que a Escola de Samba GRES União da Ilha do Governador fez a Ary Barroso em 1988.