Dia Nacional do Samba

01 dezembro 2013,   By ,   0 Comments

Quem não gosta de samba, bom sujeito não é;  é ruim da cabeça ou doente do pé

(Dorival Caymmi)

Hoje, 02 de dezembro é dia Nacional do Samba, nosso homenageado da 25ª Edição do Prêmio da Música. A Data foi instituída para homenagear este gênero musical que é um dos maiores símbolos da cultura brasileira, é um estilo musical que une a diversidade e o swing de uma nação inteira.

A comemoração surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Esta foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. A festa foi se espalhando pelo Brasil e virou uma comemoração nacional.

O gênero musical recebe uma justa homenagem, já que é responsável por levar a identidade brasileira para o exterior, e inclusive uma de suas vertentes, o samba-de-roda, foi proclamada “Patrimônio da Humanidade” pela Unesco, na categoria de “Expressões orais e imateriais”.

No inicio, o dia do samba era comemorado apenas em Salvador, mas aos poucos se tornou uma comemoração nacional. O número de grandes sambistas talentosos tornou o samba esse gênero musical que leva a tradição, amor e a vivacidade de uma nação inteira, é a música que traduz a essência do povo brasileiro. Não é à toa que a maior premiação de música do país irá homenagear o maior representante do Brasil no exterior.