“Garota de Ipanema” tornou a genialidade brasileira conhecida em todo o mundo

13 maio 2013,   By ,   0 Comments

Ao relembrar a vida e obra do homenageado ao no 24 º Prêmio da Música Brasileira, é impossível não mencionar uma das canções brasileiras mais conhecidas em todo o planeta: “Garota de Ipanema”.

 A canção é a segunda mais tocada de todos os tempos, só tendo perdido o posto de campeã para “Yesterday”, dos Beatles, segundo informações do jornal O Globo. Quando questionado sobre esta comparação, aliás, Jobim respondia faceiro, que “os Beatles são quatro e eu sou apenas um”. A obra, composta pela dupla Tom e Vinícius em 1962, de início, tinha outro nome “Menina que passa” e outra letra:

Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinhos
Com medo da vida
Com medo de amar
Quando na tarde vazia
Tão linda no espaço
Eu vi a menina
Que vinha num passo
Cheio de balanço
Caminho do mar…

 

Contudo, Tom e Vinícius  não gostaram da letra. A versão definitiva a, em português, foi refeita mais tarde, por um Vinícius encantado pela beleza de Helô Pinheiro, que passava frequentemente em frente ao então Bar Veloso, em Ipanema. A música foi lançada em 1963 pela gravadora Verve e no ano seguinte integrou o histórico LP “Getz/Gilberto”.

 403A trajetória internacional de “The Girl From Ipanema”, aliás, merece destaque. O livro Cancioneiro Jobim – Antonio Carlos Jobim – obras escolhidas, revela que seria pela voz de Astrud Gilberto, “numa gravação feita em março de 1963, com Tom ao piano, João Gilberto no violão e Stan Getz no sax, que a canção iniciaria sua retumbante carreira internacional.

João interpretaria “Garota de Ipanema” com letra de Vinicius”. Contudo, a cantora sugeriu que fosse gravada a versão americana, cantada por ela. Assim, João cantou com a letra em português e Astrud emendou com a letra do compositor Norman Gimbel, em inglês. Sem, é claro, esquecer dos solos de Getz e Jobim. Incrivelmente, o LP ficou guardado na gravadora por quase um ano.

Contudo, quando finalmente chegou às lojas, o single “The Girl From Ipanema” estourou em vendas, foi parar no topo das hits parades, chegando a ganhar prêmios Grammy. E, não importa o tempo que passe, continua sendo uma linda expressão de sucesso do que há de melhor sobre o Rio de Janeiro.

Relembre a versão de “The Girl From Ipanema”, com Astrud Gilberto e Stan Getz

Tom e Vinícius em gravação histórica de “Garota de Ipanema”: