Dueto inédito entre Carminho e Zambujo lembrará parceria entre Tom e Chico

08 Abril 2013,   By ,   0 Comments

Além de compartilhar história, Brasil e Portugal estão próximos musicalmente. E a próxima manifestação dessa sintonia será na cerimônia da 24ª edição do Prêmio de Música Brasileira: Carminho e Antonio Zambujo, dois grandes representantes da música portuguesa interpretarão no palco no Theatro Municipal, a canção “Sabiá”, uma parceria de Tom Jobim com Chico Buarque.

Tom e Chico são uma das parcerias mais importantes da história da Música Popular Brasileira. A fascinante história dos dois remete ao ano de 1947, quando a o maestro compôs a valsa “Imagina”. Segundo o livro “Histórias de canções: Chico Buarque”, de Wagner Homem, a composição ficou engavetada por muitos anos, porque o maestro dizia que era tão difícil, que não poderia ter letra. Foi o que bastou para atiçar Chico, que anos depois, ao trabalhar na trilha sonora para um filme, fez a letra.

Desde então, foram compostas em parceria obras-primas como “Retrato em Branco e Preto”, “Anos Dourados”, “Meninos”, “Eu Vi”, “Eu te Amo”, entre outras. A dupla compôs mais de 11 músicas até a década de 80, e o responsável por este encontro de virtuosos foi o poeta Vinicius de Moraes, que freqüentava a casa dos Buarque de Holanda.

Com “Sabiá”, os parceiros ganharam o Terceiro Festival Internacional da Canção, em 1968. Quarenta e cinco anos depois, a canção volta a ser destaque no prêmio que celebra a MPB.

Saiba mais sobre os convidados:

Carminho, que teve seu disco de estréia lançado em 2009, lançou recentemente o seu segundo trabalho, intitulado “Alma”. A edição brasileira deste álbum contará com as participações de Milton Nascimento, Nana Caymmi e Chico Buarque.

Já Antonio Zambujo, cujas influências musicais também se originam no fado, figura nas mais importantes listas nacionais e internacionais como um dos melhores discos do ano de 2010, com o álbum “Guia”. Zambujo também já compôs duetos com artistas brasileiros como Lenine e Roberta Sá, entre outros.

Reveja a canção interpretada por Tom e Chico, em gravação de 1990: